Muitas têm sido as pessoas que nos últimos tempos me têm feito esta pergunta. Mas afinal o que é o coaching? Decidi então escrever este post para clarificar esta questão.

Por definição “coaching é um processo que tem como objetivo desenvolver, desafiar, apoiar e capacitar pessoas a atingirem todo o seu potencial profissional e pessoal através de perguntas e outras técnicas”. Quer isto dizer que o coaching é um método que ajuda qualquer pessoa atingir os seus sonhos, os seus objetivos em qualquer área da sua vida.

Imaginemos por exemplo a Clara, uma personagem fictícia, que tem o objetivo de ser mais magra. Toda a vida sonhou como seria se tivesse 15kg a menos, mas a vida foi passando e nunca encontrou o momento certo para se dedicar realmente a este assunto. Além disso, todos os familiares e amigos dizem que ela está bem assim como está, afinal de contas ela sempre foi cheiinha. A Clara tem duas hipóteses: ou vai continuando a adiar o seu objetivo e pode até convencer-se que o seu sonho é mesmo um capricho da sua parte ou pode querer mudar.

Vamos agora imaginar que a Clara procura o coaching para a ajudar nesta questão do peso. É claro que um coach não é um especialista em emagrecimento, mas de uma forma geral todos sabemos o que se deve fazer para emagrecer e, mais importante ainda, todos sabemos aquilo que poderá resultar connosco próprios. Durante o processo de coaching, a Clara vai ter a oportunidade de pensar nas várias coisas que poderá fazer para perder os 15Kg que tanto deseja. O trabalho de um coach é precisamente pressionar o seu cliente a por em prática essas ideias. Se a Clara acha que tem que ir ao ginásio, o coach vai perguntar quando vai ao ginásio. Se a Clara acha que tem que começar a comer melhor, o coach vai perguntar como o vai fazer e quando vai começar.

O foco do coaching está na ação, em tirar a pessoa da sua zona de conforto apoiando-a e desafiando-a a mudar. De uma forma geral, o coaching vai ajudar-te a fazeres aquilo que tu próprio já sabes que tens de fazer, mas por alguma razão ainda não o fizeste. Provavelmente deves estar a pensar que consegues fazes o papel de coach sozinho e que não precisas de recorrer ao coaching. Se é assim, ótimo. Se tens esse foco e essa determinação, dou-te os meus sinceros parabéns. Mas a verdade é que a maioria das pessoas não é assim. A maioria das pessoas até pode ter muita determinação no início, mas à medida que aos obstáculos vão aparecendo, vão desanimando e acabam por desistir dos seus sonhos ou porque dá muito trabalho ou porque se convencem que não é a altura certa.

Se és como a maioria das pessoas, não desanimes porque o coaching existe. Qualquer que seja o teu sonho, o coaching vai ajudar-te. Gostavas de arranjar o emprego ideal. Queres encontrar o amor dos teus sonhos. Ou queres transformar o teu hobbie num negócio de sucesso. Seja o que for, com o coaching só tens de sonhar. Porque “o coaching é tudo sobre sonhos”.

Categories: Coaching

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *