Enquanto life coach, vejo pessoas a chegarem até mim desnorteadas, sem rumo, exaustas e fartas de tentar que a vida seja de uma maneira, que não é. São pessoas que já não se sentem satisfeitas com a vida, não estão bem consigo próprias. São pessoas que podem até já ter alcançado muitos sonhos e objetivos, mas ainda não são felizes.

A maioria destas pessoas tem, no entanto, várias outras coisas em comum. A primeira de todas é, na minha opinião, o motor de todo o meu trabalho e chama-se esperança. Todas estas pessoas, por muito esgotadas que estejam, trazem consigo esperança. Um desejo de que tudo possa ser diferente, uma ânsia em mudar alguma coisa na sua vida. Afinal de contas, quem não quer ser feliz? Esta esperança vê-se no brilho do olhar de cada pessoa que se senta à minha frente e resolve, de uma vez por todas, encarar a vida e os problemas de frente. Embora o coaching seja uma disciplina muito focada na transformação, não se pode mudar o futuro, se não analisarmos o presente e o passado.

Muitas das pessoas que me procuram acabam por perceber, mais tarde ou mais cedo, que precisam de ir à raiz do problema. Embora não se sintam bem de um modo geral, há uma determinada área de vida que é o foco da insatisfação e está a contaminar tudo o resto. Nestas situações é preciso por o dedo na ferida e perceber qual é o ponto crítico, o que é que está a provocar todo esse mal-estar. Por isso, fecha os olhos e pergunta a ti próprio: O que é que está a contaminar a minha vida? O que é que eu preciso de tirar da minha vida para ter mais paz?

Pode ser que aquilo que está a contaminar a tua vida seja um emprego que já não te realiza, ou um casamento que já não te faz feliz, pode ser que seja a relação com a tua mãe ou mesmo a falta de tempo livre só para ti. Pode até não ser nada disto, cada pessoa saberá aquilo que realmente a atormenta, mas ao ser sincera consigo própria, descobrirá a verdade.

Provavelmente, agora que descobriste o que é que tens andado a teimar nos últimos tempos e que não te faz bem, estás em pânico, com o coração apertado, só de imaginar a ideia de ter de largar essa coisa da tua vida. Calma. Relaxa. Não é por descobrires hoje que o teu emprego está a prejudicar toda a tua vida, que vais ter de te demitir amanhã. Na minha opinião já deste um grande passo, só pelo simples facto de ouvires a tua intuição e perceberes o que te está a prejudicar.

A partir deste momento tens duas hipóteses, podes acabar de ler este artigo e esquecer completamente que algum dia o leste. Podes continuar a tua vida exatamente como tens feito até aqui e não há nenhum mal nisso. Aliás, tu tens todo o direito de o fazer e nunca deixes que alguém te diga o contrário, porque a vida é tua e a decisão de a mudar, ou não, cabe somente a ti.

Mas se por outro lado, sentes uma enorme vontade de passar à prática, se há um friozinho na barriga que parece que te empurra, se sentes o vento da mudança, então dedica-te a isso. Foca-te na forma como poderias mudar isso na tua vida, nem sempre terá de ser uma mudança radical, às vezes se pensares um bocadinho podes descobrir uma forma fácil de por essa ideia em prática gradualmente, de forma faseada. E não te esqueças que podes sempre pedir ajuda a um profissional. Se achas que eu te posso ajudar ou se gostavas de conhecer melhor o meu trabalho na área do coaching e da espiritualidade, sugiro que visites o meu website em www.rutevidigal.pt, onde vais descobrir vários artigos como este e um e-book completamente gratuito, que te dará algumas dicas úteis de como viver um dia-a-dia mais feliz. Além disso podes sempre enviar-me um e-mail, explicando esse problema que estás a atravessar.

Acima de tudo, o importante é não desistir da vida.

ATREVE-TE A SER FELIZ

Categories: Coaching

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *