Quando se tem crianças pequenas, nem sempre é fácil dormir uma noite descansada, mas ontem eu consegui. Acordei com uma sensação incrível, uma sensação de paz, tranquilidade que consegui manter mesmo depois de acordar. Parecia que todos cá em casa estavam em sintonia, até as miúdas ajudaram. Acordaram calmas, sem stresses para se levantarem ou vestirem.

Sem atrasos, nem correrias, deixei a mais velha na escola, a mais nova na creche e passei pelo supermercado. Despachei-me rápido nas compras, mas quando cheguei à caixa havia uma fila com umas 4 pessoas. Espreitei para ver se havia outra caixa aberta e como não havia, coloquei-me na fila. Entretanto apareceram mais 2 pessoas que se colocaram atrás de mim e assim, em poucos minutos, criou-se uma grande fila.

Estava eu sossegadinha na fila, ainda meio dentro daquele estado zen com que tinha acordado, quando começo a ouvir um senhor, que estava à minha frente, a reclamar muito alto pelo facto de não haver outra caixa aberta.

E eu começo a sentir o embate, o choque entre as duas energias, começo a sentir toda aquela energia de revolta e de insatisfação a espalhar-se por toda a fila e pensei para os meu botões: “Oh não, estava tão bem assim, zen. Eu não quero descer à terra e aos problemas do dia-a-dia…”

Aquele estado com que tinha acordado era tão bom, que eu não o queria largar. E não larguei. Pensei para mim: “Não vou permitir que esta energia interfira com a minha, eu não quero isto para mim.” Centrei-me em mim e naquela energia boa com que estava e, na minha intenção, impedi que outra energia entrasse na minha. Passados poucos minutos toda aquela situação se dissolveu, com a abertura de outra caixa.

Eu não quero com isto julgar aquele senhor, afinal ele tinha razão e fez o que sentiu ser o melhor naquele momento. Cada um faz o que acha melhor para si e para a sua vida. E eu, naquele momento, achei que o melhor para mim era manter aquela energia leve com que tinha acordado. Este post não é sobre aquele senhor. Este post é sobre o poder que cada um de nós tem para escolher a sua vida, ou melhor, para escolher a energia com que encara a vida.

Quantas vezes deixamos que as ações dos outros interfiram na nossa disposição? No nosso humor? Ou até na forma como tratamos terceiros? Quantas vezes ficamos irritados com situações que acontecem fora de nós? E quantas vezes deixamos que isso nos afete?

Nós podemos escolher, nós temos responsabilidade pela nossa energia, não devemos deixar que o ambiente à nossa volta nos mude, não devemos permitir que os outros nos mudem. Mas é claro que isto não é fácil. Ontem para mim foi fácil, mas nem sempre assim é… Há situações mais fáceis, outras mais difíceis, mas como diz aquela frase muito conhecida “o caminho, faz-se caminhando” e as minhas pernas não se cansam de andar…

E para ti, é fácil manteres o teu centro? Costumas deixar que a energia dos outros interfira com a tua? Gostavas de aprender a manter o teu centro? Ou, pelo contrário, és sólido que nem uma rocha e não deixas que nada te afete? Deixa aqui nos comentários a tua resposta. Eu vou adorar saber 😊

Um abraço,

Rute Vidigal

A Coach Pioneira em Portugal na área da Espiritualidade

 

Subscreve o Guia Prático – Como Viver a Espiritualidade no Dia-a-Dia e recebe grátis toas as semanas um desafio da Espiritualidade, segue o link: https://rutevidigal.pt/guia/

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *