Muito se fala sobre emoções. Felizmente, hoje em dia, existe uma panóplia de conteúdos que ajudam, tanto adultos, como crianças, a identificar o que sentem. Tristeza, alegria, medo, gratidão, raiva, são algumas das emoções que vamos sentindo ao longo da vida.

Saber identificar aquilo que sentimos é crucial numa primeira fase. Depois da identificação é importante que saibamos o que fazer com aquilo que sentimos.

Na espiritualidade acreditamos que esta vida é uma viagem, uma espécie de aventura que a nossa alma veio fazer no sentido de se enriquecer.

Antes de nascer, a nossa alma está num local onde não existe conflito, só existe Luz, paz e amor. Pelo contrário, aqui na Terra existe a Luz, mas também existe a sombra, existe a paz, mas também existe a guerra, existe o amor, mas também existe o ódio. Esta vinda da alma à Terra serve, portanto, para que a alma aprenda a se relacionar com algo a que não está habituada, algo que não faz parte de si. Pois, nenhum ser humano tem na sua essência conflito.

No entanto, o ser humano vem à Terra para que, através do conflito, possa evoluir. É por isso que os problemas aparecem nas nossas vidas. Para que nós, ao passarmos por eles, consigamos resolver o assunto e continuar a ser Luz.

Quantas pessoas enfrentam situações desagradáveis na vida e, depois disso, passam a encarar a vida com mágoa e revolta? Quantas pessoas se deixam atrair pelo conflito e passam a ser também elas conflituosas? Já paraste para pensar nisto? Se os problemas da vida são formas de a nossa alma evoluir, se eles não existissem, não havia evolução. Se os problemas não existissem, nem faria sentido estarmos aqui. Porque nós só vimos para entrar em contacto com este lado sombra que a Terra tem e prescindirmos dele. Se fosse para estarmos em Luz permanentemente, não valia a pena termos vindo.

Este conceito não é novo, já o aprendi há vários anos e ele tem-me ajudado muito a superar alguns obstáculos. Talvez tu também já tenhas ouvido falar neste conceito, mas independentemente disso, o importante é que não te esqueças dele. Da próxima vez que aparecer um problema na tua vida, da próxima vez que rebentar a bomba, lembra-te disto. Lembra-te que deves continuar a ser Luz, mesmo no meio da escuridão.

Da próxima vez que sentires frustração, mágoa, raiva… aceita isso. Não faças de conta que aquilo não está lá, pensando noutra coisa. Aceita que sentes isso, aceita que os problemas existem e que doem. Vais ver que vais ficar mais leve, vais ver que depois da tempestade, vais ficar em Luz.

Categories: Espiritualidade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *