Para que o ser humano possa ter uma estadia harmoniosa na Terra, vem equipado com 2 estruturas poderosas: o ego e a alma. A alma é a sua essência, é aquilo que ele verdadeiramente é e transporta a sua missão. A alma é, no entanto, uma estrutura muito frágil, que só quer amar e ser amada e não impõe outras condições. A função da alma é fazer com que o ser seja feliz, independentemente dos fatores externos. Já o ego é uma estrutura mais resistente, que é responsável por proteger a alma, é como se fosse uma camada mais grossa que envolve uma pedra preciosa. A função principal do ego é a proteção da integridade física do ser. É o ego que não nos deixa atirarmo-nos dum precipício, por exemplo, mas também é o ego que nos avisa que temos de comer, e ainda é o ego que nos impõe a vontade de nos reproduzirmos e continuarmos a evolução da espécie. No fundo, o ego faz a ligação entre aquilo que a nossa alma sente e aquilo que nós, seres humanos, concretizamos no terreno.
Assim, se uma pessoa conseguir sentir plenamente aquilo que a sua alma deseja e, em seguida, ativar o seu ego para colocar isso em prática, essa pessoa terá certamente grandes hipóteses de ter uma vida feliz e realizada. É claro que haverá sempre percalços, armadilhas, situações inesperadas que a pessoa terá de vivenciar. Mas, se o ser tiver a capacidade para intuir o caminho, terá uma vida muito mais facilitada. A questão é que nos dias de hoje, torna-se muito difícil o ser ativar o seu lado sentimental. Parece que, com a evolução dos tempos, o ser humano foi treinando a sua capacidade mental e científica, mas esqueceu-se da outra parte.
Os problemas começam quando a alma deseja uma coisa e o ego faz outra. Os problemas começam, quando a alma já não se sente bem no emprego onde está, mas como é uma situação estável, o ego não vai à procura de outro emprego. Os problemas começam, quando a alma tem o desejo de encontrar outro companheiro, onde possa ser mais feliz, mas como tem uma relação confortável, o ego não sai da relação. Os problemas começam, quando a alma tem o desejo de encontrar um hobbie que a preencha, mas como precisaria de deixar os filhos 2x por semana com alguém, o ego não vai. Os problemas começam, quando a alma anseia em ler aquele livro que saiu há pouco, mas como meteu na cabeça que só compra outro livro novo, quando ler os outros 2 que já lá tem, o ego não lê.
No fundo, os problemas começam quando começamos a renegar aquilo que sentimos. Nesta altura, a alma fica encolhida e começa a gerar-se um vazio, é o chamado vazio da alma. É quando a alma já não consegue ocupar o seu espaço e o ser perde a sua energia vital. Aí começa a insatisfação, a depressão ou mesmo uma doença física. Os nossos mal-estares não passam de alertas do nosso corpo, que nos vêm lembrar que algures no nosso caminho, nos esquecemos de ouvir a nossa alma.
A boa notícia é que estamos sempre a tempo de mudar. Qualquer que seja a situação em que nos encontremos, é sempre possível começar novamente, aos poucos, a ouvir a nossa alma, a tentar perceber o que ela gosta, o que a faz feliz. Seja qual for a situação em que se encontra, é sempre possível voltar a vibrar pela sua energia original.

RUTE VIDIGAL
A coach pioneira em Portugal, na área da espiritualidade

Categories: Espiritualidade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *