Todos nós temos um lado feminino e um lado masculino. Sejas homem ou mulher, tens estes dois lados, opostos, antagónicos, que se complementam.

Se por um lado precisamos de força, coragem e capacidade para agir. Também precisamos de sensibilidade, intuição e ponderação. Dentro de nós deve existir um equilíbrio. Nós próprios devemos procurar esse equilíbrio.

Mas não é isso que tem acontecido nos últimos tempos. De uma forma geral, a humanidade tem dado preferência à razão em detrimento da emoção. Cada vez temos mais tecnologia, somos mais inteligentes, somos capazes de mais coisas… e isso é maravilhoso.

No entanto parece que à medida que vamos evoluindo e desbravando os caminhos na área intelectual, há cada vez mais pessoas infelizes. Há cada vez mais divórcios, depressões, suicídios…

Se cada vez somos mais capazes, porque é que não somos também mais felizes? Para mim a resposta está nesta falta de equilíbrio entre o feminino e o masculino. Temos desenvolvido muito o nosso lado racional. A vida passou a ser um frenesim, todos temos de fazer, todos temos de acontecer e, não há mal nenhum nisso. Todo o ser humano precisa de ter projetos e iniciativas na sua vida.

O problema é que nós vivemos constantemente nesse registo, não sabemos parar. Não damos espaço para a introspeção. Na nossa agenda preenchida não há espaço para o lazer, para a inutilidade, para o nada…. Então aquilo que era bom, torna-se excessivo, torna-se uma obsessão e deixa de ser saudável.

Já imaginaste como seria uma pessoa com um lado do corpo muito mais desenvolvido do que o outro? Uma pessoa com o lado direito muito mais exercitado do que o lado esquerdo. Tínhamos uma pessoa com músculos no braço direito e peles flácidas do lado esquerdo. Achas que seria saudável? Achas que esta pessoa conseguiria ser plenamente feliz?

Mas então e o que podemos fazer para exercitar o nosso lado feminino?

A verdade é que não existe uma resposta certa. Tal como não existe só uma coisa em que possas trabalhar, também não existe só uma coisa com que possas descansar. Terás de ser tu a descobrir. E essa é a pergunta que eu te deixo hoje? Como é que exercitas o teu lado feminino? O que é que fazes para parar a mente e ouvir o coração?


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *